sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Localização, Localização, Localização

A nova tecnologia de geolocation do Help Saude já está no ar. Agora você pode procurar por Bairro, CEP e etc. Pode até determinar a distancia da area padrão que devemos incluir na busca, por exemplo Hospitais até 10kms do CEP. Para fazer isso mapeamos todos os endereços como pontos numa base geográfica de coordenadas e determinamos regiões de abrangência para cada CEP, Bairro, Cidade ou Estado do Brasil. Se seu resultado está muito restrito você sempre pode aumentar a abrangência na barra lateral. Para começar faça uma busca qualquer e depois vai definindo a região nos filtros laterais.
Podemos imaginar que cada localidade (Estado, CEP, Bairro, etc) é um polígono geométrico num plano. Cada endereço é um ponto no mesmo plano. Ou seja, todos os pontos contidos num determinado polígono são considerados da mesma região. Desta maneira, quando você procura um profissional de saúde num determinado CEP ele retorna todos os endereços próximos daquela região geográfica.
Os polígonos que representam cada localidade são na verdade uma aproximação daquela região no mapa, é como se você marcasse com um compasso um pedaço do mapa como "Copacabana", sabemos que Copacabana é uma forma geométrica incerta, certamente, você vai incluir, um pedaço de Ipanema ou Leme. Sendo assim, as buscas geográficas não são exatas, o que é bom, pois o que queremos são endereços próximos, a fronteira de um bairro não é tão relevante assim, é só um ponto de referencia.
Na prática os resultados não exatos (endereços próximos) são mais úteis que os exatos (endereços que especificamente listam Copacabana na sua escrita).
A mesma vantagem aparece quando um endereço aparece listado com bairros diferentes. Observamos que em muitos lugares há variações quanto ao bairro considerado. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Rua do Catete aparece como sendo no Flamengo, Catete ou Largo do Machado. Independente do Bairro descrito pelo estabelecimento essa rua vai aparece geograficamente no ponto correto e será resultado da buscas onde ela deve aparecer.
A maioria dos sites de plano de saude amarra suas buscas no bairro descrito o que obriga o usuário a fazer diversas buscas para coletar o resultado desejado. Com essa nova funcionalidade damos mais um passo em ser o melhor sistemas de busca de profissionais de saúde do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário