terça-feira, 9 de junho de 2009

Techcruch vs New Your Times

Ler sobre a briga entre a Techcrunch e o NYT me fez rir bastante. É muito engraçado ver um dos blogs mais famosos do nosso meio reclamar da pratica jornalista mais comum do mundo. Sendo que ele se sentiu injustiçado pelo New York Times um dos jornais mais respeitados do mundo... hehehe

Quero deixar claro que não dou razão para nenhum dos dois. Na verdade, ambos estão errados e ambos estão certos... Ambos fazem exatamente aquilo que dizem que o outro faz.

Já trabalhei em jornal e nunca vi um jornalista sem opinião. O que o NYT fez é o mais comum, e é exatamente como um jornal funciona. Primeiro se decide sobre o que se quer escrever ou qual a pauta do dia. Depois ele sai para procurar alguém que corrobore e confirme o que ele quer falar... Procura-se até achar ou simplesmente só escuta-se a parte da entrevista que se quer ouvir.

Eu não sei se isso são ossos do ofício... Se já está implícito no funcionamento do jornal ou se são apenas humanos... Provavelmente todas essas razões.

De fato a única lição que podemos tirar disso é o que eu aprendi trabalhando como Analista de Sistemas num Jornal, observando como os jornalistas trabalhavam, dando entrevistas ou pareceres técnicos... Não existem mídias ou jornalistas imparciais. Todos mundo tem opinião e gosta de estar certo.

O melhor que você, ou eu, leitores podemos fazer é ler varias fontes e formar nossa própria opinião. Descartar os mais toscos, os mentirosos ou aqueles que nem se preocupam em defender suas idéias com uma argumentação coerente. Tentar ler opiniões de quem entende do assunto e não de celebridades que gostam de falar sobre tudo... Bom jornalista não é quem não tem opinião mas quem não mente sobre ela, nesse ponto o Techcrunsh não pode reclamar, a opinião do NYT sobre os blogueiros já estava feita e clara muito antes dele escrever essa matéria, ele que foi inocente de achar que o NYT seria muito diferente dele mesmo, só porque ouviu ele antes de escrever.

Achar que o NYT está sempre certo ou verifica totalmente sua fontes é ilusão, achar que um blog que é obrigatoriamente menos confiável é acreditar que papel tem juízo critico ou não aceita que escrevam mentira.

Um comentário:

  1. Roberto, só na minha família em 1o grau são 4 jornalistas, e, por conhecimento de causa rsss, tenho que admitir que sou partidiário de sua opinião. Minha experiência também me faz crer que o jornalista adora estar certo, e persegue isso... às vezes na base do "what ever it takes"! Acusamos a parcialidade de uma mídia hegemônica, capitalista e, por consequência ou não, manipuladora. Infelizmente (ou felizmente) somos todos, de uma forma ou de outra, parciais. Promover uma educação de alto nível, que estimule o senso crítico de nosso povo ao ponto de buscar diversas opiniões e, assim, criar a sua própria é o melhor que devemos buscar. Vamos desistir de nos preocuparmos com o escritor e vamos lutar por um melhor leitor.

    Um abraço,
    Diogo Moreno.

    PS: vim parar aqui porque uma colega de trabalho indicou o helpsaude, seguindo os links por curiosidade vi que você foi do IBPI e da UFRJ, 2 lugares onde estudei informática (2o e 3o graus iniciados em 98 e 2001 respectivamente), porém em nenhum dos dois devo ter te conhecido. Aproveitando o longo comment, vou deixar uma crítica construtiva apesar do site estar muito bacana, acho que a página principal deveria ser mais "leve", hoje ela tem muito texto e o destaque principal não é a caixa de busca. Boa sorte no projeto, vou acompanhar de perto, como usuário.

    ResponderExcluir