domingo, 31 de outubro de 2010

Meu candidato ideal defenderia

Reforma tributaria - Racionalização e diminuição dos impostos, 36% do PIB é altíssimo, ainda mais com o serviço público que temos. Imposto não devia ser em cima de consumo e salário e sim em cima de fortuna e lucro. O que atrapalha (dinheiro parado e margem alta) e não o que ajuda (emprego e circulação de moeda).

Todo mundo diz querer reforma tributaria mas ninguém diz exatamente que reforma quer e ninguém faz a muito esforço pra isso.

Reforma política - A representação atual é injusta com o Amapá sendo melhor representado que o Rio ou São Paulo. Com o Tiririca levando um monte de mensaleiro. Sou a favor de voto Distrital Misto. Gosto também de listas partidarias. Outro topico que todo mundo quer mas ninguem se esforça pq "é difícil". Se fosse fácil qq um fazia, precisamos de gente com capacidade de fazer o que é difícil.

Investimento em pesquisa e educação em todos os niveis. Precisamos de mais universidades e mais mão de obra especializada. Sabemos que a iniciativa privada não está resolvendo isso, as melhores universidades ainda são as publicas. Temos que encontrar uma solução. Acho que ensino básico de qualidade é obrigação do estado e pelo visto, universitário também. Oportunidades iguais é isso, sem educação o pais não evolui, hoje temos déficil de mão de obra especilizada, sem investimento em formação isso vai piorar muito mais e o país vai parar de crescer.

Simplificação e modernizacao do estado. Está tudo muito complexo e baguncado na máquina publica. Trinta carteiras de para tudo, vistorias, cartorios, burocracia, isso gera ineficiencia e corrupcao. Sem falar nas piadas, tipo no Brasil o unico documento que nao serve para votar é o Titulo de Eleitor.... Precisamos de tecnologia e simplificacao. Jogar fora estruturas velhas e baguncadas. Provavelmente muita coisa pode ser cortada aqui. Tenho certeza que isso vai gerar corte de custos e melhores serviços.

Aqui esta minha maior divergencia com os principais partidos atuais de fato ninguem fala nisso, alguns até falam em melhorar o serviço público mas falta um projeto mais global de melhoria, fata um CTO nacional. Por exemplo, ao invez de inventar mais um monte de servicos publicos baguncados devia simplesmente incentivar que mais Ongs como o transparencia brasil existam. Ao invez de financiar projetinhos de pesquisa que quando saem do papel ja estão obsoletos deviam criar as condicoes para que exista capital de risco no Brasil.

Proteção para Internet, Neutralidade da rede e marcos regulatórios. A tentativa de legislar sobre a internet foi tão ridícula com a famigerada Lei Azeredo, que já tem quem defenda que é melhor não fazer nada, isso é admitir a priopria incompetência, derrota total. Precisamos de proteção contra processos ridículos como Cicarrelli vs YouTube vs Embratel e outros (ja falei sobre isso). Temos q ter uma clara definição de responsabilidades e proteção para que a ambiente de negócios na internet seja mais próspero e sofra menos riscos jurídicos como esse.  Nao precisamos de penas maiores para crimes q já existem nem invenção de novos crimes, o que precisamos é de polícia técnica com capacidade de investigar esse tipo de crime.

Plano geral de desenvolvimento e Plano Nacional de Banda Larga. É importante um plano geral de desenvolvimento do pais que incentive o crescimento do pais em todos os niveis, acho que uma parte importante é um plano geral de banda larga, que considere que banda larga é um serviço publico como agua ou luz e que deve ser tratado como tal. É um direito de todos e é tem sua concorrencia limitada naturalmente pelos meios disponíveis, alias telefonia e banda larga são quase a mesma coisa.

Bom é isso, é uma visão muito focada em TI, realmente, mas é sobre o que eu sei comentar, como acredito que TI é uma parte fundamental da sociedade moderna acho que deveria também ser parte fundamental de qualquer governo. Certamente tem muito mais coisas a serem feitas em outras áreas mas deixo isso para outros especialistas, longe de mim achar que só existe isso, mas ficaria feliz que esses pontos estivessem em algum programa de governo, por mim, eu voto naquele que inclui a maior parte deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário