sábado, 16 de outubro de 2010

Politica de Hoje e o meu voto

A política atual tá uma merda. Uma sujeira danada. Compra de votos, dinheiro na cueca, notícia suja para tudo que é lado... pelo menos a imprensa ta ai pra falar bastante e como gostam de falar. Vende bem...

Mas as vezes qd converso sobre política tenho a impressão que as pessoas esqueceram o que aconteceu a apenas 8 anos. A política não era mais limpa, era igual mente suja, com deputados sendo comprados para aprovar emenda de reeleição. Com o ACM fazendo o papel que o Sarney faz hoje... o "velho safado q manda mais do q devia", aquela cara q o presidente tem q puxar o saco se quiser realmente fazer alguma coisa q preste...

No fundo era tudo muito igual... Quase a mesma coisa eu diria... A política econômica era a mesma, o governo era de "centro-esquerda", tinha um partido "aliado" que queria apenas ministério e não tava nem ai para projeto ou proposta (DEM? PMDB?...)... Confesso que eu também era mais crítico do que eu deveria naquela época.

Tinha escândalo de corrupção com regularidade. (mensalao? reeleição? venda da vale? vcs sabiam q o Marcus Valerio trabalhou pra td mundo? por isso saiu ileso?), tinha voto comprado, tinha negócios "estranhos" (privatização?, parente de ministro? dinheiro na cueca?).

Os impostos aumentavam toda hora. Mais até do que hoje. A carga tributaria subiu de 22% do PIB pra 35% do PIB, não tem nem como enumerar todos os impostos que aumentaram e alguns novos foram criados. Se fala de reforma tributaria desde de 1988 e ninguém nunca fez nada a respeito... só aumenta, aumenta, aumenta... hoje provavelmente somos o povo q paga mais imposto no mundo.

Isso não mudou nada. O q eu faço entao? Fico irritado? Xingo todo mundo e voto em branco? Não. Isso não contribui em nada.  Mal ou bem, qq um tem que admitir que o Brasil melhorou bastante nos últimos anos. Estou falando desde 1988... Desde q tivemos um governo eleito democraticamente. De fato, o Brasil melhorou bastante desde então. Não tanto quanto eu gostaria, mas melhorou... mesmo nas eleições que o meu candidato não ganhou, tenho que admitir... no geral, o Brasil melhorou. Então vou continuar votanto e torcendo...

O que vejo hoje foi bem resumido pela candidata Marina. São dois grupos políticos bem parecidos apenas disputando o poder. Pelo simples fato de terem mais chance de estar no poder que os outros. Não por terem o não divergencias políticas. São pessoas que já estiveram do mesmo lado e agora disputando a unica vaga de "governo". Com certeza o país seria melhor se estivessem trabalhando juntas (como em 1989) e não disputando entre si.

Resolvi ser pragmático, como sempre sou. Pergunto para mim mesmo: O que mudou? O que é diferente entre eles? Se é para escolher tem q diferenciar. Separo as opções e defino o que eu prefiro (Ou o que eu menos odeio... fazer o q?).

Estamos no segundo turno só tenho duas opções. Retirando todo o "ruido" o que realmente diferencia os candidatos são alguns pouquíssimos pontos. Infelizmente são justamente o que menos se fala no debate político atual... triste... mas segue o que eu consigui extrair.

Isso é bem mais dificil do que parece se vc perguntar pra um fanático de qualquer um dos lados ele vai fazer um lista de qualidades do seu partido. O mais engraçado é que as listas são iguais. Todos dizem q são responsáveis pelo mesmo, pelo simples fato de que são muito parecidos. O que já estava crescendo continuou crescendo o que ja estava diminuindo continuou diminuindo... vou adimitir que qualquer um que ganhe vai ficar como está nesses pontos e vou ignorar tudo isso então...

Pensei, pensei, pensei e só sobrou uma coisa. Só umazinha...

Privatisações x Manutenção do tamanho atual do estado

A única diferença programática e prática chave entre os dois governos que tivemos nos últimos 16 anos. Observe que não é aumento ou diminuição e sim manutenção vs diminuição, pq de fato não houve aumento, apenas havia um programa de privatização e hoje não há. Alias a única coisa que realmente não existe mais do governo anterior... o resto ta igual.

É pouco? Nao. É muito! Eu estava numa universidade federal (graduação, mestrado, pesquisa) entre 89 e 96, pude ver com meus próprios olhos o problema e o medo que existia na privatização do ensino. Era como vender os tijolhos das paredes para pagar a conta de luz. Não havia verba para nada, tudo esquecido e largado. Anos e anos sem investir em educação superior gerou um dos problemas mais graves que eu enfrento hoje. Falta de mão de obra especializada. Agora, o atraso é tão grande que as novas universidade federais que o governo atual abriu ainda vão demorar muito para mostrar algum resultado...

As universidades particulares, incentivadas naquela epoca, formam gente que não resolve nada. São profissionais q só aumentam a fila de desempregados pq não tem condições de assumir as vagas que existem. Isso pra mim é um fato do meu dia a dia, aplico prova na seleção dos meus funcionários, a maioria tem diploma mas nao sabem exercer a sua profissão...

Além do ensino outras áreas sofreram gravemente com esse programa de privatizações, entre elas a area de energia. Todos sofremos com o apagão. Consequencia direta da falta de investimento que acontecia em todas as empresas que entravam no programa de privatização. Não se pode ficar anos sem investir em nova usinas como atonteceu entre 1996 e 2001. Se queremos um sistema de geração de energia ecológico e sustentável tem q existir operador nacional do sistema e regulamentação do estado. Tem q ser possível montar uma termelétrica só para ficar desligada sempre que chover...

Bom se só tem um única diferença, é com ela que vou decidir. Infelizmente o candidato atual daquele grupo que fez as privatizações escolheu nao falar no assunto. Simplesmente não desmente se vai ou não vai privatizar o ensino, a petrobras, o sistema elétrico, sei la mais o que... pelo contrário usa a privatização das telecomunicações (que foi alias o pretexto de todo o programa, pq era algo que obviamente precisava ser feito) como bandeira, para se eleger.

Se é assim, prefiro que continue como está. Mantenho o governo atual. Pode não ser o ideal mas é melhor que a alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário